Para você acompanhar a temporada 2022 por dentro de todos os detalhes, fizemos um pequeno resumo do regulamento desportivo para você entender mais detalhes.
Pilotos inscritos
Só podem competir os pilotos portadores da cédula desportiva PGC B. Pilotos de outras nacionalidades que estão dentro do guarda-chuva da Codasur podem pontuar, ao contrário dos que são filiados a outras entidades, como os pilotos europeus.
Substituição de pilotos
Caso um piloto fique impossibilitado de continuar no evento, ele pode ser substituido. Porém, se essa alteração acontecer após a classificação, ele automaticamente largará da última posição.
Super Truck
Só podem participar pilotos estreantes e que correram no máximo três provas em outros campeonatos de caminhões.
Classificação
São realizadas duas sessões: a primeira, com todos os caminhões separados por categoria, com 15 minutos; a segunda, chamada de Top Qualifying, tem duração de dez minutos e conta com os oito melhores no geral.
Entre as duas sessões, será realizado um intervalo de 15 minutos. Em caso de chuva, será realizado uma sessão única de 30 minutos, sendo 15 para a Copa Truck e 16 para a Super Truck.
Corridas
A largada é realizada com velocidade constante de, no máximo, 80 km/h. Quem queimar a largada receberá um drive-through.
A inversão dos oito primeiros entre as duas provas permanecem.
Pontuação das corridas
Corrida 1
P1 – 22
P2 – 20
P3 – 18
P4 – 16
P5 – 15
P6 – 14
P7 – 13
P8 – 12
P9 – 11
P10 – 10
P11 – 9
P12 – 8
P13 – 7
P14 – 6
P15 – 5
Corrida 2
P1 – 18
P2 – 16
P3 – 14
P4 – 12
P5 – 11
P6 – 10
P7 – 9
P8 – 8
P9 – 7
P10 – 6
P11 – 5
P12 – 4
P13 – 3
P14 – 2
P15 – 1
Descartes
São descartadas as duas piores pontuações antes da etapa final. Pilotos poderão contabilizar provas nas quais não participou.
Emissão de poluentes
O piloto que exceder o limite de cinco alertas será chamado para o box para a regulagem do motor e perderá todos os tempos. Se isso acontecer na classificação, ele sairá de último.
Radar
Velocidade máxima de 160 km/h, com tolerância até 160,9 km/h. A penalidade em treino é a perda da volta atual e da posterior; em corrida, o piloto receberá um drive-through.
Boxes
Velocidade máxima de 50 km/h.